Bem-vindo ao blog do Escritório CACTOS ARQUITETOS, o primeiro escritório de arquitetura em Campina Grande e na Paraíba especializado em projetos sustentáveis e tradicionais. Neste artigo, exploramos a rica história das ferrovias paraibanas, começando pela icônica chegada do trem a Campina Grande em 1907. Inspirados no patrimônio arquitetônico tradicional da Paraíba, conectamos o passado ao futuro com ideias de revitalização ecológica. Se você busca arquitetura sustentável em Campina Grande, projetos tradicionais em João Pessoa ou reformas em cidades como Patos, Sousa e Cajazeiras, a CACTOS é a referência pioneira para integrar materiais locais, energia renovável e preservação histórica.
Planejando uma reforma residencial em Campina Grande? A Cactos Arquitetos oferece serviços personalizados de reformas de casas, cozinhas e banheiros com sustentabilidade. Solicite seu orçamento gratuito!
A história de Campina Grande remonta ao século XVII, quando o território que hoje compõe a cidade era habitado pelos índios cariris. Fala-se que a origem do povoado data de 1º de dezembro de 1697, quando índios Ariús, liderados por Teodósio de Oliveira Lêdo, capitão-mor dos Sertões, ocuparam o “sítio da Campina Grande”. Em 6 de abril de 1790, o aldeamento passou a ser chamado de Vila Nova da Rainha. Com a lei provincial 137, de 11 de outubro de 1864, Campina Grande recebe o título de cidade. E, a partir do século XX, o município cresceu e se destacou por meio da produção do “ouro branco”, o algodão.






